Perguntas Frequentes

Login / Cadastro

1.1 Quem pode se cadastrar?

Oficinas permissionárias autorizadas pelo INMETRO com credenciamento ativo.


1.2 Como definir uma senha?

São aceitas senhas de 6 a 8 dígitos. Em caso de problemas no acesso ao portal PSIE, favor enviar e-mail para o suporte através do formulário de contato.


1.3 Esqueci minha senha, como recuperar?

Na tela de login, você poderá recuperar a senha clicando em "Recuperar a Senha" e informar o e-mail cadastrado.


1.4 Perdi meu Login, o que acontece com os lançamentos já realizados?

Os lançamentos de reparos são associados à oficina e, assim o histórico será mantido mesmo após cadastro de novo login.


Prestação de Contas

2.1 Como proceder no caso de erros nos dados do lançamento?

Caso o lançamento ainda não tenha sido importado, você poderá realizar a exclusão do lançamento com erro e lançá-lo novamente com os dados corretos.


2.2 Se o reparo já foi importado, como corrigir?

Neste caso, somente o suporte poderá solicitar a exclusão do lançamento, favor enviar e-mail para o suporte através do formulário de contato, informando o número do selo que deseja excluir.


2.3 O Instrumento do proprietário apresenta dados inconsistentes. Como alterar?

Não é possível alterar os dados do instrumento pelo PSIE. Somente o IPEM poderá atualizar dados de instrumentos.


2.4 Não aparece nenhum técnico cadastrado para a minha permissionária. Como cadastrá-los?

Solicite ao IPEM de seu estado o cadastro dos técnicos. É obrigatório informar o nome, CPF e RG de cada técnico.


2.5 A marca do equipamento não está cadastrada. Como cadastrar?

Envie e-mail através do formulário de suporte do PSIE, informando a marca, modelo e portaria de aprovação do modelo (todos os dados são obrigatórios).


2.6 Ao clicar em "Salvar" o reparo, o sistema diz que a marca de reparado não foi encontrada. O que pode ser?

Certifique-se que tenha digitado o número correto e completo da etiqueta. Caso a mensagem permaneça, verifique a venda e a transferência da cartela com o IPEM de seu estado.


Relatório de Selos Reparados

3.1 A ordem de digitação das marcas de reparado será a ordem de impressão?

Não. A ordem de impressão será crescente de numeração dos selos. Portanto, não se preocupe com a ordem de digitação.


Faixa de Documentos

4.1 Comprei uma cartela de selos e ela não aparece na Consulta Faixa de Documentos, o que pode ser?

Você deve solicitar ao IPEM no seu estado que verifique a venda e a transferência da cartela.


Parcelamento / 2ª via de GRU / Extrato

5.1 Quando eu posso gerar uma Segunda Via da GRU?

Somente antes da data de vencimento. Após, deve ser solicitada ao IPEM no seu estado.


5.2 Minha GRU venceu, como retirar a Segunda Via?

Entre em contato com o IPEM de seu estado para geração de uma segunda via atualizada.


5.3 Cliquei no botão Imprimir e nada aconteceu, o que fazer?

Alguns navegadores vem por padrão habilitados para o bloqueio de pop-ups. Permita ao navegador abrir pop-ups e tente novamente.


Agendamento de Serviços

6.1 Cancelei o meu agendamento e não consigo reagendar, como proceder?

Possivelmente a agenda de serviços está configurada para não permitir reagendamentos. Neste caso, entre em contato com o IPEM de seu estado para reagendar.


6.2 Consultei meu CPF/CNPJ e nenhuma agenda de serviço está disponível, o que fazer?

O calendário de verificações é definido pelo IPEM do seu estado, procure se informar no IPEM sobre o calendário de verificações e a disponibilidade de vagas para o período.




OUVIDORIA

Ouvidoria Inmetro - 0800 285 1818 ouvidoria@inmetro.gov.br